![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgi7IBf4peyb_7vSVuLTTq1svsnL644N0W_niKvHjlL7ThJf9uBy6AedA-4lVMuHmeOAijo71nkkmNnr5KqPDgu7U52TLXJJkCw5YOTLlavUI35zD13czYsu0I4mf4YbKD_2xUtzRJzh_E/s320/1025218.jpeg)
O delegado Claudiney Xavier, responsável pelas investigações sobre o acidente que envolveu um trem e um ônibus na noite de quarta-feira (8) em Americana (127 km de São Paulo), afirmou nesta sexta que vai indiciar o motorista do ônibus por suspeita de homicídio culposo (sem intenção). O motorista ainda está internado em um hospital particular e deve ser ouvido ainda hoje.
Após acidente, Ministério Público pede fiscalização de linha férrea em American
Americana decreta luto; veja lista de vítimas
Trens precisam sair da cidade, diz Prefeitura de Americana
Acidente trem e ônibus deixa ao menos três mortos e dez feridos em Americana
Sobe para seis o número de mortos em acidente com trem e ônibus em Americana
"Analisando as provas, sabemos que ele tem parcela de culpa por imprudência. Ele descumpriu o código de trânsito ao tentar passar na frente do trem apesar do sinal sonoro", afirmou o delegado à Folha. Ainda de acordo com Xavier, o motorista está "transtornado" com o acidente. O depoimento dele deve ser colhido ainda no hospital. "A gente está negociando com o hospital para ouvi-lo ainda hoje".
Ontem, o vigia do local onde aconteceu o acidente prestou depoimento e afirmou que acionou o sinal sonoro por volta das 23h20, logo após receber informação de que o trem passaria pela passagem de nível na rua Carioba, no centro da cidade. Ivanildo Rodrigues do Nascimento afirmou ainda fez sinal gestual e que o maquinista do trem chegou a buzinar para chamar a atenção do ônibus, mas ainda assim, o motorista tentou passar pelo local.
Com a batida, o ônibus foi arrastado por mais de 100 metros. Nove das 28 pessoas que estavam no veículo morreram e diversas outras ficaram feridas. Por conta disso, o motorista poderá responder ainda pelo crime de lesão corporal culposa, disse o delegado. A Prefeitura de Americana decretou luto de três dias devido ao acidente.
Além do vigia, que já foi ouvido ontem, policiais e guardas municipais ainda devem prestar depoimento na tarde desta sexta-feira. "Estamos ouvindo primeiro as pessoas não envolvidas emocionantemente", disse Xavier. O maquinista também já está com o depoimento agendado para a semana que vem. Já a empresa ALL (América Latina Logística), proprietária do trem, deve entregar uma relatório à polícia.